Pesquisa Fotógrafa, Escritora e Artista Sophie Calle

   Nasceu em 1953, em Paris, França.
   Tem um trabalho conceptual onde concilia com consciência as fronteiras entre arte e vida, a ficção e a realidade e entre o privado e o público. Com rituais e instruções pré-estabelecidas, transforma a vida quotidiana com inúmeras performances, normalmente executadas combinando texto e fotografia.
   Em relação às suas fotografias, que funcionam quase como prova para intensificar a autenticidade das histórias contadas, Sophie Calle experimenta diferentes formas de documentação fotográfica: fotografa nas ruas, fotografia forense, trabalhos de reprodução ligadas à investigação científica, as imagens das câmeras de vigilância automática...
   Apesar destes conjuntos de evidências circunstanciais fotográficas, as histórias são ambivalentes, os textos e imagens referem-se alternadamente um ao outro, enquanto o estado da sua realidade permanece incerto.

Fonte:http://www.medienkunstnetz.de/artist/calle/biography/

Alguns dos seus trabalhos:

-Tudo começou quando Grégoire Bouillier, ex-namorado de Sophie, terminou o relacionamento que tinham, por e-mail. Dois anos depois ela escolheu 107 mulheres de diferentes profissões para opinar sobre este e-mail. O resultado disso foi esta exposição:







Website brasileiro da exposição: http://sophiecalle.com.br/

-Pig, from the series “Les Autobiographies”, 2001, photograph and text on aluminium, 170×100 cm and 50×50 cm:


Outras:



0 comentários: