Aula do dia 14 de Outubro de 2009 - Photoshop - channels (continuação)

Na aula de hoje voltamos a utilizar, no Photoshop, channels para "juntar" imagens. Como ainda não tinha imagens minhas utilizei as que pesquisei na internet de texturas, stencils, etc.

Imagens utilizadas:






Resultado:




Imagens utilizadas:








Resultado:


Pesquisa Fotógrafa, Escritora e Artista Sophie Calle

   Nasceu em 1953, em Paris, França.
   Tem um trabalho conceptual onde concilia com consciência as fronteiras entre arte e vida, a ficção e a realidade e entre o privado e o público. Com rituais e instruções pré-estabelecidas, transforma a vida quotidiana com inúmeras performances, normalmente executadas combinando texto e fotografia.
   Em relação às suas fotografias, que funcionam quase como prova para intensificar a autenticidade das histórias contadas, Sophie Calle experimenta diferentes formas de documentação fotográfica: fotografa nas ruas, fotografia forense, trabalhos de reprodução ligadas à investigação científica, as imagens das câmeras de vigilância automática...
   Apesar destes conjuntos de evidências circunstanciais fotográficas, as histórias são ambivalentes, os textos e imagens referem-se alternadamente um ao outro, enquanto o estado da sua realidade permanece incerto.

Fonte:http://www.medienkunstnetz.de/artist/calle/biography/

Alguns dos seus trabalhos:

-Tudo começou quando Grégoire Bouillier, ex-namorado de Sophie, terminou o relacionamento que tinham, por e-mail. Dois anos depois ela escolheu 107 mulheres de diferentes profissões para opinar sobre este e-mail. O resultado disso foi esta exposição:







Website brasileiro da exposição: http://sophiecalle.com.br/

-Pig, from the series “Les Autobiographies”, 2001, photograph and text on aluminium, 170×100 cm and 50×50 cm:


Outras:



Aula do dia 8 de Outubro de 2009 - Photoshop - channels

Aprendemos a utilizar diferentes meios de "juntar" imagens, em vez de utilizar as layers usando Channels. Estes foram dois resultados que consegui com imagens que pesquisei na internet:




Aula do dia 7 de Outubro de 2009 - Fotografia: baseada nas fotos de Sophie Calle

Nesta aula o objectivo era inspirarmo-nos num dos fotógrafos que a Professora apresentou e tirar fotografias. Assim sendo, eu e a minha colega de trabalho, Eunice, escrevemos frases sem nexo num papel que entregamos a diferentes pessoas de modo a captar diferentes expressões.
Este foi o resultado:



















TPC - Efeitos da luz, mudanças de abertura - Reestruturado

O objectivo do trabalho era trabalhar com diferentes aberturas, focos de luz e também incluir movimento; assim sendo, achei que era bastante interessante tornar a fonte de luz no objecto que se movimenta. Utilizei como fonte de luz swing de luz, um candeeiro de fibra óptica e um candeeiro normal.

Velocidade:1/15 F4,5 ISO1600:

Nesta foto usei uma abertura de lente 4,5 para não captar luz mas não demasiada, de modo a distinguir bem as sombras provocadas nos objectos. Focos de luz: Candeeiro de fibra óptica; candeeiro normal ao nível do chão inclinado apontando para os objectos.

Velocidade: 1/4 F4,5 ISO200

Nesta foto utilizei a mesma abertura que a anterior mas aumentei o ISO para ter um melhor aproveitamento da luz que incide nos objectos. Foco de luz: candeeiro normal situado mais ou menos ao nível do chão no canto inferior esquerdo apontado para os objectos mas inclinado de modo a aumentar as sombras.

 Velocidade:1/4 F6 ISO200


 Aqui fechei um pouco mais a lente porque o foco de luz estava muito próximo da máquina, foquei o swing e apanhei os objectos posteriores cujas formas são realçadas pela luz. Foco: swing.

Velocidade: 20’ F3 ISO200

Fechei um pouco a lente e aumentei muito o tempo de exposição para poder captar os rastos do movimento da luz mas sem estarem muito definidos tornando os objectos quase "invisíveis". Fonte de luz: Swing.

Velocidade:1/5 F3 ISO400

Fechei apenas um pouco a lente e aumentei o ISO, como recurso, para captar um pouco mais de luz, utilizei uma velocidade rápida para escurecer um pouco a foto e também para ficar focada. Foco: candeeiro de fibra óptica.

Velocidade: 10 seg. F4,5 ISO400

Aumentei o tempo da exposição mas fechei um pouco mais a lente para tornar o rasto de luz um pouco mais definido. Fonte de luz: swing

Velocidade:25 seg. F5 ISO400

Utilizei uma exposição de 25 segundos para poder captar todo o movimento do swing, por isso fechei mais a lente para não ter demasida luz, tentei captar todo o movimento do swing mas sem ser demasiadamente definido "esmagando" quase os objectos. Foco: swing.

Velocidade:5 seg F7 ISO400

Utilizei uma velocidade de 5 segundos para apanhar o movimento do swing mas fechei muito a lente para poder captar um pouco menos de luz ou seja apanhar com mais definição o rasto do swing. Foco:swing.

Velocidade:10 seg F11 ISO800

Como tinhas bastante mais luz e utilizei uma velocidade lenta fechei bastante a lente para não captar demasiada luz, mas aumentei o ISO para dar um efeito de claridade e não definir muito o rasto do swing. Focos: candeeiro de fibra óptica e swing.

Velocidade:1/15 F4,5 ISO1600

Nesta foto utilizei uma velocidade mais rápida para "congelar" o impacto do swing no candeeiro, fechei um pouco a lente para não apanhar demasiada luz mas aumentei o ISO para realçar alguns detalhes com luz. Fontes de luz: swing e candeeiro de fibra óptica.

Projecto 6 e Meia: arte urbana

" A arte não tem limites e pode ser feita em qualquer lugar. Basta o artista querer. Uma dupla de jovens artistas mostrou com irreverência e criatividade que tudo é possível". Telejornal Brasileiro


6 e Meia, um grupo de jovens que se dedica à arte urbana. Ideias bastante interessantes e diferentes para "disfarçar" de certa forma a degradação das ruas.




O website: http://www.6emeia.com/

Pesquisa Fotógrafo e Artista Erwin Wurm

Erwin Wurm nasceu em 1954 em Viena de Áustria.
Educação/ Formação:
1979-82

Academy of Applied Arts, Vienna,
and Academy of Fine Arts,
Vienna, Austria

1977-79
Mozarteum,
Salzburg, Austria


"Is there a specific point where action becomes sculpture?"

Erwin Wurm

-desenvolveu uma série de "One Minute Sculptures": ele próprio ou modelos utilizando de formas criativas os objectos do quotiadiano posavam tornando-se quase esculturas, fazendo o espectador questionar o próprio conceito de escultura; aqui estão alguns trabalhos dele:

Sem título, One Minute Sculptures:





-as esculturas são intecionalmente espontâneas e temporárias, podendo apenas perdurar através de fotos ou filmagens;

-Erwin diz que o seu interesse é o quotidiano; todos os materiais que o rodeiam são úteis, bem como os objectos, tópicos envolvidos na sociedade contemporânea, que ele "eleva" e torna objectos de arte; segundo o seu ponto de vista, o seu trabalho retrata a identidade de um ser humano no seu todo: o físico, o espiritual; o psicológico e o político;

Fat House Moller/adolf Loos:
 
Fat Car:


-Quanto ao humor do seu trabalhoWurm refere que quando um artista utiliza algum humor as pessoas tendem a nem sempre levar a sério o trabalho desse artista, mas acredita que a verdade sobre a sociedade e a existência humana podem e devem ser tratadas de diferentes maneiras; não é necessário ser sério demais, o sarcasmo e o humor ajudam a ver as coisas com ua disposição mais leve.
-Erwin é mencionado no videoclip dos Red Hot Chilli Peppers: "Can't Stop" como a inspiração para o vídeo.

Fontes: Google Images: pesquisa de fotos; Wikipedia: informação biográfica.

Aula do dia 1 de Outubro de 2009 - Fotografia: baseada nas fotos de Wurm

Na aula de hoje tiramos fotografias a pessoas, utilizando o conceito do fotógrafo Wurm de utilizar as pessoas como objecto fotográfico, tornando-as esculturas. Como as da escola não ficaram muito boas, coloco algumas que tirei nesse mesmo dia depois da aula.




Aula do dia 30 de Outubro de 2009 - Photoshop - Luz

O objectivo na primeira parte desta aula era criar o efeito de focos de luz desta vez digitalmente, utilizando os filtros do Photoshop (Filter:Render:Lighting Effects). Estas são as fotos antes e depois, os resultados:


Experiência 1:



Resultado:





Experiência 2:



Resultado:





Experiência 3:



Resultado:





Na segunda parte da aula o objectivo era, utilizando também os efeitos de luz dos filtros do Photoshop, criar uma espécie de gradientes ou máscaras. Em ambos os exemplos utilizei "Filters": "Render": "Lighting Effects" e "Lens flare". No primeiro utilizei mais "Lighting Effects", no segundo "Lens Flare".